w

Acompanhem tecendoasabedoria, e fique antenado sobre diversos assuntos sobre teologia, Filosofia, Ciência, Biologia,Astronomia,Geografia, Mitologia, Literatura, Astrologia, Arqueologia, Geologia, Física, História, Religião, Culturas, Povos, Folclore,Psicanálise, Ateismo, Agnosticismo, Tribos, Rituais e diversos outros assuntos de importância a humanidade

quarta-feira, 16 de março de 2011

Max Weber o pai do capitalismo


Resenha do capítulo do Livro "A atualidade de Max Weber", WEBER E A CIÊNCIA SOCIAL ATUAL - Notas sobre três temas. Fábio Wanderley Reis .
Na obra “Weber e a ciência social atual” de Fábio Wanderley Reis, notamos a sua atenção dada a três conceitos weberianos: Burocracia; Legitimidade e; Racionalidade.
Ao tratar do conceito “Burocracia” Reis, aponta que estudos têm deturpado esse conceito, criticando a administração burocrática. Mas segundo ele, tal crítica não afeta o conceito de Weber, mas sim a prática burocrática que tem tido seu foco nos meios e não nos fins. Reis afirma que na visão weberiana de burocracia o objetivo está centrado no resultado racional.
A padronização de procedimentos não pretende ser senão um instrumento para a maior eficiência, especialmente tratando-se de situações que vão envolver decisões rotineiras e em grande nú¬mero de casos e instâncias (p, 306).
Para Reis, o conceito de Weber de burocracia está vinculado à democracia, pois ela permite uma universalização de procedimentos, minimizando ações personalistas.
A legitimidade é tratada por Reis como fundamental para a consolidação da democracia. De acordo com ele,
O que é característico do tratamento weberiano do tema é o empenho de conceber em termos empíricos e realistas a legitimidade como atributo de uma relação de dominação: trata-se da questão de até que ponto uma relação desse tipo é caracterizada pela crença em sua legitimidade por parte da¬queles que se acham submetidos à dominação (p.310).
Assim, além da dominação normativa, a dominação racional cumprirá grande papel na consolidação das instituições democráticas.
Por fim, Reis analisa o conceito de “racionalidade”, afirmando que a racionalidade pode ser classificada em “racionalidade com respeito aos fins” e “racionalidade com respeito aos valores”. Ao se referir a racionalidade com respeito aos fins, Max Weber está se referindo aquelas atitudes racionais realizadas pelo indivíduo tendo em vista o objetivo de atingir uma dada finalidade ou ganho. Quando se refere a racionalidade com respeito a moral, weber se refere aquelas ações, também racionais, que são movidas pela moral vigente na sociedade onde o indivíduo está integrado.
Por Cristiano Bodart

Fonte: REIS, Wanderley Reis. Weber e a Ciência Social atual: Notas sobre três temas. IN. SOUZA, Jessé (Org). A atualidade de Max Weber. Editora UnB. 2000. pp.305 – 318.

Um comentário: