segunda-feira, 7 de junho de 2010

Hamas


O Hamas (em árabe: حماس, transl. Ḥamās, acrónimo de حركة المقاومة الاسلامية, transl. Ḥarakat al-Muqāwamat al-Islāmiyyah, "Movimento de Resistência Islâmica") uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico palestino.
Em janeiro de 2006, o Hamas venceu as eleições parlamentares na Palestina , ganhando 76 dos 132 assentos no Parlamento Palestino, enquanto o Fatah conseguiu 43.[2] Após a vitória eleitoral do Hamas, conflitos violentos e não violentos ocorreram entre o Hamas e o Fatah. 12 palestinos morreram e mais de 100 ficaram feridos
Depois da Batalha de Gaza, em junho de 2007, o Hamas perdeu suas posições na Autoridade Palestina na Cisjordânia, sendo substituído por integrantes do Fatah e independentes. O Hamas manteve somente o controle de Gaza.
O Hamas é listado como organização terrorista pelo Canadá, União Européia Irael,Japão e Estados Unidos
A Austrália e o Reino Unido consideram como organização terrorista somente o braço militar do Hamas - as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.
Outros países, como a África do Sul, a Rússia, a Noruega e o Brasil não consideram o Hamas como organização terrorista.
Na Jordânia, o Hamas tinha uma presença forte até o final da década de 1990, o que causava atritos entre o governo jordaniano e Israel. O rei Abdullah fechou a sede do Hamas na Jordânia e expulsou seus líderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário