w

Acompanhem tecendoasabedoria, e fique antenado sobre diversos assuntos sobre teologia, Filosofia, Ciência, Biologia,Astronomia,Geografia, Mitologia, Literatura, Astrologia, Arqueologia, Geologia, Física, História, Religião, Culturas, Povos, Folclore,Psicanálise, Ateismo, Agnosticismo, Tribos, Rituais e diversos outros assuntos de importância a humanidade

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aiatolá Khomeini


Aiatolá (em farsi آیت‌الله, Ayatollah, e árabe آية الله, ayatul-Lah) é considerado sob as leis do Islão xiita o mais alto dignatário na hierarquia religiosa.
Existe porém a diferença entre xeque, aquele que estudou a sharia em uma universidade islâmica, e o Aiatolá. Este último é um título dado apenas àqueles que tem merecimento, quer seja por aclamação ou nomeação de outro Aiatolá ou indicação de um xeque.
Aiatolá significa "sinais de Alá" o "sinais de Deus", de “Aiât” quer dizer Sinais (singular: ayah, sinal) e “Allah”, Deus, ou seja, o aiatolá é o expoente do conhecimento dentro do Islã Xiita.
Não há votação para a escolha e sim aclamação direta: assim, um clérigo comum pode ser aclamado diretamente ao cargo se tiver o conhecimento e discernimento necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário