sexta-feira, 28 de maio de 2010

Al Qaeda


Al-Qaeda (também Al-Qaida; árabe: القاعدة, transl. el-Qā‘idah ou al-Qā‘idah, "A Fundação" ou "A Base") é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visariam, supostamente, reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.
São atribuídos à Al Qaeda diversos atentados a alvos civis ou militares na África, no Oriente Médio e na América do Norte, nomeadamente os ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e em Washington, aos quais o governo norte-americano respondeu lançando a Guerra ao Terror. Seu fundador, líder e principal colaborador seria Osama bin Laden. A estrutura organizacional da Al-Qaeda e a ausência de dados precisos sobre seu funcionamento são fatores que dificultam estimativas sobre o número de membros que a compõem e a natureza de sua capacidade bélica.

A existência de tal organização já foi questionada por alguns pesquisadores e documentários,[1] e também por Bashar al-Assad, presidente da Síria,[2] embora tais questionamentos não tenham sido adotados pelos grandes meios de comunicação e pela totalidade dos governos ocidentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário