segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Cuidado com a Gripe Suína


O que é a Gripe Suína?
A gripe suína, também conhecida como gripe porcina ou gripe A (H1N1) é uma doença causada pelo vírus H1N1 - combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A Gripe suína já infectou mais de 280 mil pessoas em vários países e causou a morte de cerca de três mil pessoas em todo o mundo, segundo os dados oficiais. A Organização Mundial da Saúde declarou que a Gripe Suína é uma "emergência na saúde pública internacional", e em 11 de junho de 2009 elevou nível de alerta ao máximo (nível 6) decretando uma pandemia.

O que é o vírus H1N1?
O vírus H1N1 é um subtipo de Influenzavirus A que, por enquanto, inclui apenas uma única espécie, o Influenza A - vírus que causa influenza em aves e alguns mamíferos. O Influenzavirus A é um gênero da família de vírus Orthomyxoviridae - família de vírus com a característica de ter RNA de única hélice, simetria helicoidal e tamanho médio (80-120nm). No grupo dos ortomixovírus estão a influenza humana, suína e aviária. As principais variantes do Influenzavirus A são: gripe aviária, gripe humana, gripe suína, gripe eqüina e gripe canina.

Por que a gripe se chama Gripe Suína?
O início das contaminações começou com os porcos, mas o vírus atinge vários animais.

Posso comer carne de Porco?
O Ministério da Saúde disse que não há risco de consumo de carne suína para humanos. Não está confirmado, mas em algumas informações indicam que cozinhar a carne de porco a 71ºC mata o vírus da gripe suína.

Como posso me prevenir de pegar a Gripe Suína?
Ainda não há vacina para a Gripe Suína. Ainda não se sabe se antivirais e vacinas para gripe comum têm efeito preventivo à Gripe Suína.

Quais são os sintomas da Gripe Suína?
A gripe suína tem sintomas semelhantes aos da gripe comum: tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos, febre acima de 38 graus e fluxo nasal.

Como sei se estou contaminado pela Gripe Suína?
Uma amostra respiratória precisa ser coletada e examinadas em laboratório nos quatro ou cinco primeiros dias da doença.

Como posso ser contaminado pela Gripe Suína?
O risco de transmissão ocorre como em qualquer tipo de gripe: pelo ar ou contato direto com secreções de pessoas ou animais contaminados. A contaminação da Gripe Suína pode ser feita através de porcos contaminados ou objetos contaminados. Segundo o ministério mexicano da Saúde, todos os casos constatados no México procedem do contágio humano.

Acho que estou contaminado pela Gripe Suína. E agora?
Procure um posto de saúde ou hospital de sua cidade.

Como posso me tratar da Gripe Suína?
Existe vacina para os suínos, mas ainda não foi descoberta uma vacina para ser utilizadas nos humanos. Existem antivirais para a Gripe Suína. Entretanto, eles devem ser tomados em até 48 horas após os primeiros sintomas da Gripe Suína. Os antigripais utilizados contra a gripe aviária (Tamiflu e Relenza) podem ser eficazes contra o vírus da gripe suína, segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.
Posso viajar para os países com casos registrados de Gripe Suína?
Recomenda-se evitar ou adiar a viagem. Se não for possível, use máscaras cirúrgicas nos locais infectados, evite contato com pessoas e animais doentes e aglomerações.


Quais são os sintomas da Gripe Suína?
Febre, ,dores pelo corpo, cansaço, fadiga e tosse são os sintomas da Gripe Suína, assim como são os mesmos da gripe humana comum.
Obs.: este é apenas um guia de informações coletadas sobre a Gripe Suína. Procure orientação médica se suspeitar dos sintomas ou tiver de viajar para os países infectados. Jamais tome remédios e medicamentos por conta própria.
O Ministério da Saúde divulgou um telefone 0800 para tirar dúvidas da Gripe Suína e uma lista de hospitais em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Estes hospitais estão preparados para atender os eventuais casos de gripe suína.


Qual o telefone para tirar dúvidas da Gripe Suína?
Para tirar dúvidas da Gripe Suína ligue para o número 0800-61-1997 do Disque Saúde do Ministério da Saúde. De acordo com o governo, os atendentes foram treinados para tirar dúvidas da população da Gripe Suína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário