terça-feira, 9 de março de 2010

Roger Dean e sua arte de criação




Dean nasceu em Ashford, Kent, mas passou a maior parte de sua infância se deslocam ao redor do mundo com o seu pai exército britânico. A família retornou à Inglaterra em 1959, onde foi educado em O Knatchbull Norton School. Mais tarde, ele ganhou um Diploma Nacional de Desenho da Faculdade de Arte de Cantuária. Em 1968, graduou-se no College of Art em Londres. Ele viveu em Brighton desde 1972.

Invenção vs design
Começando no campo do design, ele preferiu fazer a distinção entre o projeto (reformulação de modelos já existentes), e da invenção (fazer algo novo). Uma de suas invenções foi a "cadeira-do-mar". Era uma cadeira de espuma, que, embora pareçam esférico, que estejam em conformidade com a babá, que poderia obter uma posição sentada, de diferentes ângulos. Mais tarde, ele foi convidado para projetar uma paisagem "do assento semelhante a um clube pertencente ao Ronnie Scott [1]. Retiro pod Seu" design chair "foi apresentado no filme Laranja Mecânica.

Albuns covers
Sua obra abrange primeiro album foi em 1968 por um grupo chamado Gun. Em 1971, Dean produziu a capa do primeiro disco pelo Banco Africano de banda Caribe Osibisa, que atraiu grande atenção ao seu trabalho. Mais tarde, naquele ano, começou a parceria com a banda de rock progressivo Yes para o qual ele é mais conhecido. Seu primeiro projeto para a banda foi para o seu álbum Fragile. Dean desenhou o agora clássico Sim bolha "logo", que apareceu pela primeira vez no álbum Close to the Edge, e continuou a criar capas para a banda, até recentemente, em 1999 (The Ladder). Sim guitarrista Steve Howe disse: "Existe uma ligação muito forte entre o nosso som e da arte de Roger." Além do seu álbum de covers, Dean também contribuiu para o estágio de seu irmão Martyn Dean definir projetos para a banda.
Conhecido principalmente para o sonhador, de outro mundo cenas que ele criou para Sim, Budgie, Uriah Heep, Gentle Giant e outras bandas, Dean disse: "Eu realmente não penso em mim como um artista de fantasia, mas como um pintor de paisagens. " Paisagens características mostram arcos de pedra graciosas (como mostrado na Arches Mist, abaixo) ou ilhas flutuantes, enquanto muitas pinturas mostram orgânicos habitats constantes (como mostrado na capa para Anderson Bruford Wakeman Howe). Embora ele trabalha principalmente com tintas aquarela, muitos dos seus quadros fazem uso de várias mídias, incluindo guache, tinta, esmalte, lápis e colagem. Além de pinturas de sua cobertura, Dean é respeitado por seu trabalho de caligrafia, design de logotipos e títulos para ir com suas pinturas.
Arches Mist, 1996. Outra imagem característica, de uma paisagem Moody, mostrando fantásticos recursos naturais. [Editar] Vídeo da arte do jogo
Começando em 1985 com a empresa software Psygnosis, Dean tem sido responsável pela arte da capa de diversos jogos de vídeo, incluindo Shadow of the Beast, Tetris Worlds, bem como um redesenho do logotipo Tetris [3].


Publicação Três compilações de seu trabalho ter sido publicado, inclusive Visitas (1975) [1] (sucesso do que o levaram a formar editora Livros Paper Tiger) e Magnetic Storm (1984). Além disso, sua obra de arquitectura e mobiliário foram expostos no Victoria and Albert Museum e na Academia Real. A terceira publicação de obras de Dean, Dragon's Dream, foi lançado em 2008.
projeto de Cinema No início de 2005, Dean anunciou planos para criar um filme intitulado ilhas flutuantes. Este filme será produzido por Roger Dean e Mousley David. A história é baseada no tema subjacente retratado na capa do álbum para Sim. Será animação 3D renderings de imagens clássicas e música de Dean sim.
Alguns fãs do Yes e do trabalho de Dean ter notado que alguns dos fundos em Avatar de James Cameron, como as montanhas flutuantes e as formações rochosas do arco, pode ter sido inspirado por duas capas de álbuns, An Evening of Yes Music Plus por Anderson Bruford Wakeman Howe e por Keys to Ascension Yes [4] [5] [6].

Arquitectura
Nos últimos anos, Roger Dean tem se concentrado bastante em suas idéias arquitetônicas. Ele foi projetado tanto casas e vilas sustentáveis. Como designer, Dean tem desenvolvido todos os aspectos de suas casas, das técnicas de construção de conforto emocional e segurança. O projeto dessas casas é baseada em sua casa para conceito de vida, uma casa que é artisticamente bonito e ambientalmente tipo, mas barata e rápida de construir.

Norte Leste Art Rock Festival
Roger desenhou o logotipo sempre mudando para o Nordeste Art Rock Festival ou NEARfest de 2001 a 2008, 10 º aniversário do festival. De 2003 a 2008, colaborou com Roger festival co-fundador Chad Hutchinson sobre o conceito e design dos logotipos. Logotipos de Roger foram incorporadas em programas para o caso, t-shirts, óculos de cerveja e outras mercadorias festival. Em cada um dos seus anos de envolvimento, Roger foi convidado como convidado especial do festival onde ele recebeu a oportunidade de conhecer muitos de seus fãs em pessoa e assinou milhares de autógrafos em seu trabalho. Em 2008, Roger deu uma prévia apresentação de slides de seu mais recente livro, "Dragon's Dream", e também foi agraciado com um prémio de cristal de NEARfest para seus anos de participação com o festival e na valorização de seu corpo incrível de trabalho e sua importância para a progressiva música rock.
Desenhos de Roger logotipo para NEARfest podem ser encontrados em um capítulo dedicado a "Dragon's Dream" e no site NEARfest

Nenhum comentário:

Postar um comentário