quinta-feira, 4 de março de 2010

Camboja



Foi após a Segunda Guerra Mundial que o forte sentimento nacionalista, liderado pelo recém surgido Partido Popular Revolucionário do Kampuchea (KPRP/PPRK), sob os auspícios do Vietnã, levou a França a conceder a independência cambojana, em 9 de Novembro de 1953. Norodom Sihanouk, cujo partido vence todas as eleições para a Assembléia Nacional, de 1955 a 1966, governa com amplo poder, mas enfrenta uma forte oposição de esquerda. A partir de 1964, com o surgimento do Khmer Vermelho, treinados em técnicas de combate como Wayshia, o Khmer Vermelho, passa a se deparar com uma violenta rebelião comunista, que atinge o seu auge nos anos 1967/68. Em 1970, enquanto Sihanouk viajava por Moscou e Pequim, seu primeiro-ministro, o Marechal Lon Nol, dá um golpe de Estado e, a 18 de Março, a Assembléia Nacional vota por unanimidade a deposição do governante ausente. A 17 de Abril de 1975, as forças do Khmer Vermelho entram na capital, Phnom Penh, quase sem resistência, marcando o fim da administração Lon Nol. O breve, mas sangrento, regime de Pol Pot e dos Khmer Vermelho terminou em 1978 com a intervenção do Vietname que instalou um regime "amigo". Os Khmer Vermelho continuaram a luta armada contra o regime até aos anos 90 do século XX, quando o Camboja, sob a égide da ONU iniciou um processo de democratização.

Política
O sistema político do Camboja é uma monarquia constitucional, em vigor desde 1993, quando esta foi restaurada pela ONU, após décadas de regimes autoritários comunistas. O actual rei do Camboja é Norodom Sihamoni.

Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões do Camboja
O Camboja está dividido em 20 províncias (Khet) e 4 municípios com status de província (Krong). As províncias estão subdivididas em distritos (srok), que estão, por sua vez, subdivididas em comunas (khum). Os municípios estão subdivididos em seções (khan), que estão, por sua vez, subdivididas em quarteirões (sangkat). As províncias do Camboja são as seguintes (os municípios estão indicados com um *):

Nenhum comentário:

Postar um comentário