quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bolcheviques


Bolchevique (russo: Большевик, transliteração "bolshevik") é uma palavra da língua russa, e significa "majoritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin.
Ficaram assim no segundo Congresso do POSDR em 1903. A outra facção era conhecida como a dos Mencheviques, da palavra "minoritário", os quais se opuseram a Lenin quando este propôs que o partido deveria constituir-se de uma elite revolucionária profissional, que se dedicasse exclusivamente ao ativismo político, e que seria sustentada por apoiadores e simpatizantes não-membros do partido. Os Mencheviques, por outro lado, preferiam um partido com grande representação. Os Mencheviques obtiveram o apoio da minoria dos delegados ao congresso, que se juntaram àquela facção, enquanto que a maior parte do comitê central, que era a instância máxima de decisão do partido, optou por apoiar as ideias de Lenin.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Pouco depois de os Bolcheviques terem chegado ao poder durante a Revolução Russa de 1917, eles mudaram o seu nome para o Partido Comunista de Toda a Rússia (Bolcheviques) em 1918 e passaram a ser conhecidos apenas como Partido Comunista da União Soviética - PCUS após esse ponto.
No entanto, não seria antes de 1952 que esse partido removeria formalmente a palavra Bolchevique do seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário