sábado, 30 de janeiro de 2010

O que é Segregação Racial ???


Segregação racial é o ato de separar diferentes raças uma das outras nas mesmas instituições, lugares e responsabilidades, como restaurantes, transporte público, instituições educacionais e religiosas etc.

É um ato de violência cultural empregado de forma consciente, baseado em teorias pseudocientíficas, como a superioridade de uma raça, gênero ou nacionalidade sobre outros. A discriminação racial formalizada ou institucionalizada, com base na raça e/ou etnia trabalha também com a identificação do "inferior" com o mal. Por essa razão, são de difícil desarraigamento no senso comum. A segregação racial, ao assumir a superioridade de uma raça sobre outras, estabelece hieraquias, na qual é "natural", por exemplo, que uma pessoa de uma dada raça trabalhe como servente para um membro de outra raça. O racismo contra o negro, por exemplo, foi instituído nas colônias britânicas. Consta da crônica da escravidão nos Estados Unidos, organizada por Becker (s.d., acesso em 2006), que os primeiros escravos africanos que chegaram a Jamestown, em 1619, eram considerados servos contratados, em posição legal semelhante a ingleses pobres que trabalharam anos em troca de uma passagem para a América.

Malcom X - Um dos ícones contra a segregação mundial

O sistema escravagista baseado na superioridade do branco, que reificava a raça negra foi desenvolvido por volta de 1680, quando os escravos tornaram-se essenciais à economia da Nova Inglaterra]. Um exemplo muito conhecido de segregação racial é a política de Apartheid na África do Sul, que pendurou desde a dependência do país até o início da década de 1990. Outros exemplos conhecidos são a Alemanha nazista, que excluía ucranianos, poloneses e judeus da sociedade alemã, e o Sul dos Estados Unidos até a década de 1960, onde brancos e afro-americanos eram segregados racialmente entre si em parques, instituições educacionais e religiosas, restaurantes, transporte público, e eram proibidas de se miscigenarem. Os brancos alimentavam racismo contra os negros por isso os rejeitavam.

Nelson Mandela - Um dos ícones contra a segregação mundial

A segregação surge a partir da supremacia de uma camada social sobre uma outra. É uma atitude de separação, divisão, obstacularização do indivíduo para impedir certos procedimentos ou tentar difundir hegemonia. Ela se manifesta de diversas formas ao serem estabelecidas diferenças de caráter social, político, cultural e econômico entre as pessoas e os grupos sociais. Para que ocorra, são criadas barreiras na forma de lei, comportamentos, regras e preceitos que tem a função de restringir, e até mesmo cancelar, o direito humano de viver plenamente suas possibilidades e aspirações.

Lutterking - Um dos ícones contra a segregação mundial

Podemos notar a presença da segregação em diversos tipos de situações. O simples ato de atravessar uma rua ou ir ao médico pode conter indícios de atitudes que são mais ou menos segregativas, apresentando obstáculos que vem a tornar o cotidiano de uma pessoa qualquer restrito à formas de espaços e fluxos.

Ela aparece também na maneira como a informação é difundida, pois todos os dias os rádios, as televisões, as escolas e mesmo a família reproduzem conceitos que resultam em diminuição da liberdade alheia e a própria

Um comentário: